O mindfulness, ou atenção plena, é uma prática que envolve estar totalmente presente no momento, consciente dos nossos pensamentos, sentimentos e sensações corporais, sem julgamentos e reações, mas apenas percepções do momento.
Essa técnica tem suas raízes em tradições budistas, mas ganhou popularidade no Ocidente como uma forma de promover o bem-estar mental e emocional.
Mindfullness contribui com o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas e emocionais, alivia o estresse, a ansiedade, regula o corpo físico, emocional e espiritual.
Além de tornar o praticante uma pessoa mais relacionável, pois o praticante desenvolve a habilidade de não reatividade (capacidade de aguardar mesmo em cenários extremos), aumenta a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro).
Eu comecei a pratica devido a minha ansiedade e dificuldade de concentração há cerca de 10 anos atrás, no ano de 2014.
Eu queria superar alguns desafios que tinha e consegui ir muito além.
Acabei adotando um hábito que pratico desde então e que eu fui “moldando” ao longo dos anos, observando os benefícios e “brincando” com a forma de execução e isso me trouxe muitos benefícios ao longo do tempo.
Na época eu não sabia o que era mindfullness, de fato, acreditava que praticava amor próprio, eu dedicava tempo para me perceber e me visitar e isso era bom.
Com o tempo me identifiquei com mindfullness e meditação e criei minha própria forma de prática e aplico também em meus atendimentos como Caoch Integral Sistêmico no consultório Familiê.
Eu presenciei, com os anos de prática, alguns benefícios como o sumiço de uma dor de cabeça forte que eu tinha na lateral da cabeça, um pouco acima da orelha, melhorei minha concentração, aumentei minha disciplina, paciência e superei vícios (ao invés de ir jogar computador eu ia meditar e aprender sobre mim).
Praticar mindfullness pode ser tão simples quanto dedicar alguns minutos do seu dia para se concentrar na sua respiração, observar o ambiente ao seu redor ou prestar atenção aos seus pensamentos e emoções.
Essa prática simples, se for executada disciplinadamente, aumenta a clareza mental, gera disciplina, fortalece a autoestima, aumenta o autoconhecimento e melhora a capacidade de lidar com desafios diários.
O mindfullness é comprovado cientificamente e contribui para o ser humano se tornar mais propenso a amar a si mesmo e saber colocar limites em si e nos outros.
Além disso, o mindfulness pode ser incorporado em diversas atividades cotidianas, como comer, caminhar ou até mesmo conversar.
Ao trazer a atenção plena para essas experiências, podemos desfrutar mais do presente e cultivar uma maior apreciação pela vida, além de conseguir desenvolver habilidades muito acima de média das pessoas que não a praticam.
Além disso o mindfullness, comprovadamente, melhora o sono, a disposição de energia e a organização dos pensamentos.
Se você está interessado em começar a praticar mindfullness, existem muitos recursos disponíveis, como aplicativos, livros e cursos que podem guiá-lo nessa jornada.
Lembre-se de que a prática é pessoal e pode ser adaptada ao seu estilo de vida. O importante é encontrar um momento para se conectar consigo mesmo e com o aqui e agora.
Eu tenho alguns áudios que eu mesmo gravei e posso compartilhar com você gratuitamente para contribuir no início da sua prática (acredite no começo seu corpo não vai querer que você faça isso, afinal isso é diferente, mas persista, valerá pena).
Me envie um direct no meu Instagram @markonyorsi pedindo “áudio mindfullness” que eu irei conversar com você.
O mindfullness é uma decisão, no começo será chato, mas depois você vai querer praticar o dia inteiro. Ele está ligado a experiência espiritual, praticar a concentração no aqui e agora pode desenvolver sensibilidade que estão além da experiência humana.
Tem curiosidade por saber até onde você pode se desenvolver?
Então vem viver uma jornada de desenvolvimento e alta performance!
Com carinho, Markony.